Sem medo de viver (Propósitos 2012)

Epitáfio - Titas


Costumo sempre ter uma valorização da música, sempre expressando mais e mais nossos sentimentos seja no trabalho, em casa e de certa forma numa postura mais sensível que devemos ter da vida. No blog de um amigo, Anderson, "Coisas do Anderson", me deparei com o seu atual post e me identifiquei muito com o que prego, e digo para muitos. Falamos sobre isso uma manhã inteira e chegamos a uma conclusão: A vida é um proceso lento e contínuo e não será por você acordar antes da aurora que o dia amanhecerá mais cedo kkk, achei muito maneiro.

Do post, não o vejo como verso mas sim como um esquema mental de serenidade se o desejar verdadeiramente for trabalhado com regularidade na vida. Aprendi a ser moderado em meus pensamentos, palavras e atitudes em minha vida até então.  Quando falou de Epitáfio e realmente não colocou o "costume" das linhas poéticas, lebrei do  livro do filosofo Mário Cortella, que aguça os sentidos e provoca a tomada de atitude positiva no desejo de se encontrar a cada dia. Estou sempre falando aos amigos próximos, que pessoas felizes são mais criativas e produtivas. Mas, a felicidade não depende de ambientes externos (se depende, dependente muito pouco - Fernando Coelho).

A felicidade é intrínseca, vem de dentro para fora. Neste blog, como no 
Coisas do Anderson e  Fernando, estamos afirmando que a felicidade depende exclusivamente de nós, e fazer algumas reflexões além de necessário é muito maneiro.

Viver intensamente não é viver sem medo, é ter a coragem de mesmo com medo seguir a diante.
Se você morresse agora, você morreria feliz?
No meu entender Epitáfio quer dizer que o próprio morto escreveu na sua lapide o que queria ter feito a mais em sua vida e os arrependimentos que já não podem mais ser mudados.

Viver o hoje, chorar, sorrir, gritar ao vento, amar loucamente, se molhar na chuva, ligar para um amigo, abraçar seus pais, fazer o que você quiser fazer hoje mas sem medo de ser feliz.
A alegria virá e estará estampada no seu rosto, mas em forma de números, gestos, tons, sons magníficos, pessoas felizes e satisfeitas com certeza são mais produtivas.
Quero dividir este texto
 com todos e desejar Boa sorte, e nada de medo neste ano e que venha a energia da luta e da coragem!

Espero que curtam.

Xandy

Propósitos 2012



Epitáfio tem um segredo, a sutileza daquele poeta (Sérgio Brito – Titãs) nos convida a refletir. Epitáfio é um lamento, porque naquele instante não há mais o que possa ser feito, o instante definitivo chegara e a partir daí, não há mais o que fazer. A tristeza por não ter vivido, nos convoca à vida.

Para nós que estamos começando mais um ano, a vida se abre, as oportunidades mais uma vez nos convidam à plenitude do viver. A magia do único momento que realmente nos pertence, o presente, está em nossas mãos e justamente porque ainda temos este magnífico poder é que podemos, diria mais, devemos, transformar aquilo que seria um lamento em propósito, em compromisso, realidade.

É por isto que em 2012, e por todos os anos do por vir, quero amar mais, chorar todas as lágrimas que a emoção fizer brotar. Vou valorizar cada amanhecer como mais uma oportunidade de ser feliz, arriscarei buscar toda a felicidade que me for oferecida, não deixarei nada pra fazer amanhã, não adiarei os sonhos, não sacrificarei a felicidade. Verei em cada pessoa um tesouro precioso, com suas qualidades e defeitos, que certamente são menores que os meus.
O ano novo será o ano do fins das complicações, porque eu mesmo deixarei de complicar aquilo que a vida, por conta própria, torna simples. Trabalharei pra viver e não mais viverei pra trabalhar. Amarei muito, em cada milésimo de segundo, como se fosse a última oportunidade de sentir o mais completos dos sentimentos.

Em 2012 viverei plenamente, cada momento, cada alegria, cada tristeza. Um minuto após o outro, aceitando que só aquele instante me pertence, darei a cada instante desta vida a intensidade de toda a vida.
Ei, você que me lê, é você mesmo, convite feito: Vivamos pois!
Seja bem vindo 2012! O primeiro ano do resto de nossas vidas!

Anderson Machado