Você é o senhor do seu tempo?

Você já parou para pensar sobre a importância do tempo? Esse elemento que faz parte das nossas vidas é basicamente o que rege todos os aspectos de como vivemos e nos comportamos. Tudo que fazemos, planejamos, pensamos acaba se resumindo ao tempo. Estamos constantemente pensando nele, analisando o que fizemos no passado e sonhamos com o que queremos fazer no futuro, lamentando o quanto perdemos e pensando em quanto ainda teremos.

Tempo é o único recurso que não é renovável, o tempo que perdemos não pode ser recuperado uma vez perdido, uma vez desperdiçado. Você pode ganhar mais dinheiro, adquirir novos bens, criar novas coisas, voltar a um lugar que visitou. O que nós realmente não podemos fazer é ganhar tempo. Tudo que podemos fazer com relação a ele é gastá-lo, as vezes com sabedoria ou não.
Para algo que é tão valioso para nós, é surpreendente o quanto podemos acabar desprezando o quão limitado ele é. O tempo é fator determinante quando falamos em personalidade, afinal, o que você passa o seu tempo fazendo determina seus gostos, quem você é, o que gosta e o que não gosta de fazer, inclusive as suas prioridades.
O que você não faz durante o seu tempo tem a mesma importância. O tempo que negligenciamos sem fazer nada daquilo que precisamos também afeta quem somos e o rumo das nossas vidas. O que decidimos fazer ou não fazer no tempo que temos agora irá determinar como teremos que gastar o nosso tempo do futuro, e não ter controle sobre como poderemos usá-lo me soa como uma péssima ideia.

Precisamos de tempo para ganhar dinheiro, para conquistar nossos objetivos, para crescermos em nossas carreiras, ver nossa família crescer... Para tudo nós precisamos de tempo, e muitas vezes bastante doses dele. Não podemos citar quase nada que seja instantâneo, para tudo há um processo, etapas, tempo de espera.

Passamos a vida basicamente trocando nosso tempo por coisas que julgamos importantes. Sejam elas dinheiro, diversão, trabalho, etc. E nós, em geral, temos escolha sobre como queremos dividir o tempo que temos. Alguns decidem trabalhar mais pois vem prioridade no dinheiro, outros preferem gastar menos tempo trabalhando porque estão satisfeitos com uma vida mais simples e preferem usar o tempo com outras coisas. Podemos fazer o que quisermos.
Você pode usar o seu tempo para conseguir dinheiro e basicamente qualquer outra coisa que deseja, mas nada... absolutamente nada lhe dar o poder de adquirir mais tempo. Isto automaticamente torna o tempo um recurso muito mais importante e valioso, e mesmo assim, frequentemente fazemos má escolhas sobre como usá-lo.

Ao contrário do dinheiro, nem sempre se trata sobre ter mais em quantidade, e sim sobre valorizar o quanto tempos. Usá-lo da melhor forma e ter a confiança de que gastamos nosso tempo fazendo boas escolhas. Tudo em nossas vidas, se resume a tempo.

Precisamos distribuir o nosso tempo em uma forma melhor, tomar decisões melhores e investir nossos dias em coisas melhores para nós mesmos. Invista seu tempo em construir algo bom para você em seu ambiente de trabalho, faculdade e empreitadas para você e as pessoas ao seu redor, ao invés de gastá-lo com coisas que não deveria estar fazendo. Quanto mais entendemos sua importância, mais experientes ficamos em usá-lo a nosso favor. Tenha controle sobre ele e use-o como uma ferramenta para realizar seus sonhos.