Quem disse que é impossível ser feliz sozinho?

Fundamental é mesmo o Amor é impossível ser feliz sozinho quem diz é Tom Jobim.
É possível ser feliz sem um par amoroso por que?

Essa era a pergunta de Regina Navarro no livro dela "Na cama na rede", cheias de respostas e 75% das pessoas responderam que sim. Bem eu mesmo não sei  se ha verdade nas pessoas que responderam a pesquisa que foi feita pois cheguei um dia desses, conversando com dois brothers e disseram ahhhh Xandy,  todo mundo quer alguém ou ter alguém e o outro disse: Que nada estou bem como estou, só. Opiniões a parte, no livro, felicidade total não existe. Outro amigo recem separado disse que ninguém quer ficar só é triste viver assim. Me chamaram de radical e careta por acreditar na felicidade da vida a dois para sempre, a própria Navarro não acredita na idéia montada pela sociedade do "par amoroso" para ser feliz. Isso sim é impossível!
Momentos bons e ruins sempre vamos viver mas me sentir bem é fundamental sim com ou sem alguém, e, tenho que concordar com a Regina quando ela diz que não precisamos de alguém pra vivermos bem ou sermos felizes, o outro não é fundamental nas nossas vidas mas estamos convencidos que é pré-requisito pra felicidade. Eu diria que Somos todos atormentados pela idéia da solidão, e como há realmente campanhas sobre o amor fica o dito que já existe na sociedade do par amoroso ou da extrema necessidade de estar amando alguém pra ser feliz. Ninguém basta consigo? Não, não poderemos vivenciar a ideia de que dependeremos do outro para sermos felizes.
Dostoievski escreveu que ficar sozinho é uma “necessidade natural, como dormir e comer”.
Schoppenhauer disse que as pessoas não suportam a solidão porque não suportam a si mesmas. Os chineses ricos, no final da vida, costumavam abandonar toda a riqueza e conforto para, numa vida solitária e remota, terem a chance de meditar e refletir. Decretamos que almoçar sozinho, ir ao cinema sozinho, viajar sozinho: estes são alguns dos nossos pesadelos de todos os dias. A solidão é um anátema, um estigma, quase uma marca cravada na carne do solitário. A verdade é que eu mesmo não vou saber dizer pra ninguém o que é certo ou errado mas como ouvi uma vez Pedro Bial no cd do Filtro Solar dizendo mais ou menos assim: Bom é amar, ruin é amar mas bom mesmo é encarar a vida com fantasia. Vivenciar isto é maravilhoso e confesso que a dois é melhor ainda amo estar amando mas não podemos assimilar felicidade plena com vida a dois. Uma mensagem maneira sobre o assunto foi no filme Beleza Americana.


A menina adolescente presencia uma briga horrível entre os pais num jantar. Fica chocada e vai para o seu quarto, onde a mãe depois aparece e diz: “Hoje você aprendeu a maior das lições. Conte apenas com você mesma.”


Eu olhei, parei e pensei: Putz, Platão não teria dito uma frase melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário