(Nova) ação

Los Hermanos - O Vento
Li em algum lugar que um mestre budista Chögyam Trungpa dizia que o objetivo da vida consiste em simplesmente ir em frente e fazer da vida um modo de despertar, mais do que de adormecer. A capacidade de continuar nos ajuda a perceber que nenhum problema é sem saída. Seguir adiante significa não nos deixarmos estagnar pela inércia, pelo medo ou pela irritação. Depois de uma longa discussão com uma grande nova amiga que duraram 3 ou 4 dias e sabendo ao certo do estremecer dessa discussão, resolvi, por aqui, na tentativa somente de acalentar ou melhorar a idéia que espero, se torne comum juntamente com a esperança da (nova) ação de seguir provando pra si a existencia, como diz na música, de algo mais, "algo mais que a zombaria" (Bob Smith). Por já ter vivido isso acredito que a melhor maneira de nos libertarmos do passado é fazendo as pazes conosco mesmos agora, já. Perdoar qualquer lembrança ou sentimentos que possam aparecer. Aos poucos, não seremos mais aprisionados por essas recordações. Parei de acessar essas imagens e não me permitir há tempos, ou me permitir sim que vá embora. Sabemos continuar, seguir sempre positivamente, me conecto com Deus e com minha confiança, humildade em saber que o que eu não quero pra mim não posso oferecer para os outros e com nossa, ao menos idéia, de bondade. Eu tenho a necessidade de me mover e olhar para o meu futuro, sem me lamentar do passado, alias eu adoro o meu passado mas já foi. E nada é por acaso, reli, hoje, alguns poemas de Walt Whitman de forma despretensiosa kkkk, (como se fosse possível já dizia Marconio, irmão), tentando achar algo que ouvi ou li sobre coincidencias e nada, descobri na verdade que foi em uma série, Engraçadinha que um determinado ator diz: Não é nas coincidências que Deus está? sim Deus está nas coincidências, é nas coincidencias que Deus está. rsrs. Mas continuando, quando a separação de uma pessoa querida é inevitável, corremos o risco de nos abandonar e acabar partindo junto, então, já se sabe o resultado, melancolia e um vazio enorme. Aprendi a superar a dor das saudades ou estou aprendendo e entendo hoje que o amor que nos nutre origina-se da confiança em nosso vínculo então não depende do fato de podermos ou não nos encontrar. Como disse Sogyal Rinpoche certa vez em seus ensinamentos: Quando uma pessoa sente que recebeu tudo que gostaria de ter recebido de alguém, deixa-o ir. Ou seja, a satisfação é um antídoto natural do apego. Putz, achei muito maneiro.
Bem, tive que publicar esse texto a seguir de Elenita Rodrigues que no seu espaço deixou este que achei Fodástico que se chama (Re) ação, e nada como deixar um vídeo que tem tudo haver com o astral e a música de uma das minhas bandas prediletas e que acabei de ir ao show dias atrás, Los Hermanos cantando o vento. Depois disso tudo  de todas as discussões que brotaram um alto entendimento, ou não né! Thalma de Freitas cantando "Tranquilo". depois de ler "Reação"  titularizei o meu como (nova) ação e que me passe, a inveja, a tristeza e que eu leve a vida tranquilo, não vou me preocupar. Eu realmente espero que minha amiga curta e que todos também.
 

(Re) ação

Às vezes as coisas não dão certo, sabe? E não é porque a gente não merecia, ou porque a gente deixou de fazer a nossa parte, ou... Eu sei que dá uma vontade absurda de ficar com pena de si mesmo e de achar que este universo é um lugar injusto e desgraçado. Indigna um pouco que as pessoas não cumpram a sua função de forma decente, que não leiam o que deveriam ler, que não façam o que são pagas pra fazer e que, com isso, alterem à revelia o rumo das nossas vidas. Mesmo que a gente não mereça.

A gente só tem controle (e nem sempre) sobre a nossa (re)ação, mas não tem controle sobre a ação dos outros. E hoje eu realmente acho que é dia de escolher acreditar que, se as coisas aconteceram como aconteceram, a melhor coisa que a gente pode fazer é aprender com a experiência, parar de se lamentar e prosseguir.

Às vezes você faz tudo certinho e ainda assim as coisas não dão certo. A gente pode tentar responsabilizar  a menina x, ou o funcionário y, ou o amigo z, mas será que essa é a melhor saída? Eu escolho continuar, sabe?... A gente não pode medir a qualidade do nosso trabalho, da nossa pessoa, do nosso amor, pelo resultado que consegue ou deixa de conseguir no final, sabe? Tantas vezes o trajeto é tão, mas tão mais importante que o destino final.

É perdoar o que que puder ser perdoado e prosseguir. É renovar nossa fé, nossa força, nossa vontade e prosseguir...


Um comentário: