Cadê teus valores?

O complexo é uma ideia ou de um grupo de ideias estreitamente ligadas por um forte laço emocional. Quando sentimos algo muito fortemente, estamos sob ação de um complexo. Acho que a nossa mente se encontra literalmente cheia de complexos. O pensamento racional enlaça as atividades sobre a base da identidade, da diferença, da coerência, da semelhança, o pensamento irracional une as ideias através dos sentimentos e as emoções que entram de diversas maneiras em atividade, segundo as experiências da vida prévia de alguém. 

Hoje vejo que o pensamento irracional significa pois, pensamento emocional ou de complexo. A diferença é como se manifestam: um é lógico e o outro emocional. Admirei o lógico, achei forte mas arriscaria com o emocional, soa verdade, pureza e amor.

A visão agora está sendo de um ponto de vista pessoal ou relativo, sei lá mas li um texto maravilhoso que me lembrou muito o que me ensinaram e o que aprendi e nao foi o suficiente para aprender direito pois continuo errando. E conversando com amigos ditamos isso: cadê os valores? O laço emocional nos liga e quando idéias se agrupam logicamente por sua semelhança e diferença, sua causa e efeito, são aceitadas por todos. Claro, nem todos. Alem do pensamento pessoal deixo este texto magnifico do Arnaldo Jabor e outro simplesmente fantástico de Anne Frank que pirei ao ler no filme `A culpa é das estrelas`O post hoje se mistura depois de febre e dores infernais no corpo mas tinha que dividir e espero que curtam...

Xandy

Texto de Arnaldo  Jabor ! Vale a pena.

Quero voltar a  confiar! Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!

Arnaldo Jabor


...porém, quando olho para o céu, sinto que tudo vai mudar para melhor que essa crueldade vai acabar. Tudo está como deve ser. Deus quer ver as pessoas felizes. Onde há esperança há vida. Em tais momentos não penso na desgraça, mas na beleza que ainda existe. Tente reaver a felicidade dentro de si mesmo. Pense na beleza e tudo ao seu redor e seja feliz. (Anne Frank) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário